O Desafio
Reposicionar uma das marcas mais tradicionais da cidade, com mais de 60 anos de atuação junto à comunidade da cidade de Caxias do Sul – RS. O objetivo do projeto era o de transformar a marca, construindo uma nova proposta de valor, mas sem perder o vínculo emocional do Pioneiro com o mercado de atuação. Ao mesmo tempo era preciso acompanhar as transformações que o Grupo RBS estava passando, uma vez que o Pioneiro é uma empresa que pertencente a esse grupo de comunicação, um dos maiores da América Latina.
A Solução
Foi criada uma equipe multidisciplinar para executar o projeto, cuja a gestão ficou a cargo do designer Tiago Fiamenghi. Foram 14 meses de projeto, sendo a maior parte desse tempo de pesquisas, envolvendo todos os pontos de contato da marca. De funcionário a leitores, foram realizados diversos levantamentos, com o objetivo de capturar a real essência do Pioneiro, que se manteve intacta mesmo com as diversas mudanças que a empresa passou ao longo das suas seis décadas.
A nova proposta de valor e os novos atributos da marca nortearam toda a reestruturação do Pioneiro, passando pela organização de setores, editorial, projeto gráfico de plataforma impressa e digital, além, é claro, da nova identidade visual, que não era atualizada desde 1986.
O lançamento da nova marca aconteceu em paralelo a outros lançamentos do Grupo RBS e o resultado mensurado apontou o Pioneiro como o veículo com maior índice de aprovação entre os leitores, atingindo quase 90% de aprovação em pesquisa realizada na semana em que a nova marca foi apresentada.
Equipe do projeto:
Gestão e coordenação geral: Tiago Fiamenghi
Designer Gráfico: Angelo Borges
Logotipo: Dalton Maag (UK)
Pesquisa: Débora Bregolin
Semiótica: Gislaine Sachhet
Icon sets:  Franciane Bourscheidt
Softwares utilizados: CorelDraw 2017 + Photoshop CC 2019

Veja outros projetos

Back to Top